domingo, 1 de junho de 2008

"Be Happy"

E lá estava ela, pensando só, ali com seus botões. Tinha mania de se perguntar. E perguntava. Mas nem sempre se respondia. Hoje acordara com a idéia de obrigação que o mundo impõe de sermos felizes sem ao menos saber o que é ser feliz.
"O que é que se consegue quando se fica feliz? Ser feliz é pra se conseguir o quê?"

Andara vendo umas fotos nos seus álbuns, sempre com uma dedicatória abaixo, e em todas as mensagens uma frase em comum: "Seja Feliz".
Alguns cartões antigos, numa velha caixa mofada, coisas escritas com todo amor por bons namorados, fiéis amigos, familiares e afins. E lá estava a mesma ladainha: "Seja Feliz".
Todo ano recebia telefonemas no seu aniversário, daqueles que faziam questão de ligar, e nas palavras não podiam faltar o "Seja Feliz".
Era quase como uma tortura, a sentença estava nas canções que ouvia, no fim das cartas, nos outdoors, e até nas camisetas que via por onde passava, em cores fortes, "Be Happy".
O problema é quando percebemos que nunca seremos "o funcionário do mês", "o orador da turma", "o craque do time", "a mais bonita da festa". E alguém nos flagra chorando escondido, se aproxima e sussurra: "Não chore, você ainda vai ser muito feliz".
Não há como escapar, lavagem cerebral, já nascemos com essa responsabilidade. E todos esperam isso de nós e assim seguimos adiante tentando cumprir a obrigação que nos foi delegada. E, quando nos damos conta, a vida já passou e nem deu tempo de fazer mais nada porque estávamos estressados demais tentando ser felizes.

14 comentários:

Reporter x disse...

sim lavagem cerebral!

Felícia Sans Merci disse...

'Ser' feliz é algo dificil... acho mais comum 'estar' feliz... Acho q 2 certezas da vida é que nascemos para estarmos sempre felizes e que um dia tudo passa, inclusive a propria vida...

Lindo Blog!!
Só podia ser de uma leonina... hehe
Beijos.

Lolita disse...

Meu, sem palavras.
HOje estou lendo textos incríveis e esse (acho que é de sua autoria) foi o melhor da noite.

Se me permite será a minha Indicação da Semana.
Absurdamente, divino.

beijos
www.miss-sunshine.org/lolita

Lya Lopes disse...

Não quero ser feliz.
Para ser feliz é necessário que estejamos totalmente satisfeitos.
Então não haveria mais buscas, não haveria objetivos. Então a vida não possuiria mais sentidos.

Princess of your castle disse...

Wooow, Gostei muuito do seu blog!É ser feliz parece algo tão complicado, mas acho que éé a gente que complica néé! Mas como não complicar?
Amei essa frase :

Olhares de gelo, tão descartáveis quanto cascas no chão.
E você, por que desvia o olhar?

...Combinou muito com o que tô passando agora! :D

Gostei, e voltarei! ;*

Mayna disse...

Lavagem cerebral? Não, discordo.
O grande erro está em querer ir em busca da felicidade. Ela é encontrada em pequenos momentos e pequenas coisas que fazem parte de nossas vidas.

http://maynabuco.blogspot.com

Leonardo disse...

Adorei a imagem, e também a sua forma de se questionar.
Meus cumprimentos!
Leonardo Valente (MG)
www.lioh.arteblog.com.br/

Katarina disse...

Muito profundo esse texto!
Já me peguei pensando nisso várias vezes. E concordo contigo.. existe esse pressão toda pra sermos felizes...
Mas o que é isso mesmo ao final de contas???

ELI RAIMUNDO disse...

Sou feliz sempre, parabéns pelo post e pelo blog

estrondo disse...

SER FELIZ É SER VOCÊ MESMO...SIMPLESMENTE ISSO
http://estrondo.wordpress.com/

Rômulo disse...

A memória é importante, mas as vezes é preciso que nos esqueçamos de certas coisas para se chegar em algum lugar. Ser feliz é impossível, pelo menos para mim.
Então, eu tinha dito que ia voltar, voltei. Li seus textos todos, e o primeiro deles, lá embaixo, mexeu bastante comigo. Já vivi tantas vezes diálogos tão parecidos...
Vou colocá-la em meus favoritos, até mais!

Rômulo disse...

Bem, a coloquei nos favoritos, mas fiquei na dúvida quanto ao título. Deixei como Labirinto, mas caso prefira outro, me avise.
Até!

GUILHERME PIÃO disse...

Seja feliz....ehehe
Muito bom este texto e é verdade, tudo que se fala, faz..etc...é em busca da felicidade...que chega a ser stressant....mas é a vida....
Abraços

Zé Junior disse...

Muito bom...

Sorte ter achado esse blog.

Se quiser dá uma passada no meu.

Até.